F.A.Q

Perguntas Frequentes 

Aditivos e Fluidos para Radiador

01/

Porque há aditivos para radiadores de cores diferentes ?

As cores são meramente diferenciações comerciais. Cada montadora adota uma tonalidade, que não impacta no desempenho dos aditivos. As cores mais comuns existentes no mercado são : Amarelo / Azul / Rosa e Verde.

02/

Aditivos precisam diluição ?

- Aditivos Prontos para Uso não necessitam diluição, pois eles ja acompanham a água desmineralizada em sua composição.

- Aditivos Concentrados e Superconcentrados necessitam a diluição conforme indicado no verso do rótulo , mas sempre utilizando a água desmineralizada para ter um melhor desempenho e performance do aditivo no sistema de arrefecimento do seu veículo.

03/

Quando trocar o aditivo para radiador ?

A recomendação mais comum dada pelas montadoras é de realizar a troca do aditivo do radiador a cada 30 mil quilômetros rodados, a cada 12 meses ou o que ocorrer primeiro. Porém, essas recomendações podem variar de acordo com o tipo de fluido ou aditivo utilizado.

Verifique os níveis mínimo e máximo do reservatório. Se houver alguma perda de líquido, pode ser sinal de vazamentos no sistema. Nesse caso, é preciso procurar um mecânico para descobrir de onde vem o problema e solucioná-lo.

Lembre-se de que esse fluido possui prazo de validade e deve ser substituído, até mesmo para que ele não perca as suas propriedades. Contudo, há aditivos que possuem vida útil maior. Confira, no rótulo do aditivo as informações sobre a periodicidade de troca.

04/

O que fazer quando o veículo nunca usou aditivo para radiador ?

Em casos de veículos que nunca tiveram aditivos, ou que estão há muito tempo sem, as peças acabam enferrujando naturalmente. Então, quando o aditivo é adicionado, ele acaba limpando a ferrugem, e isso pode causar alguns problemas no carro.

Em motores mais ''rodados'', o acúmulo de resíduos ou suspeitas de vazamentos pode comprometer a eficiência do aditivo. O sistema de arrefecimento poderá ter entupimentos e apresentar falhas por conta de partículas metálicas que, porventura, estejam soltas dentro do conjunto.

Por isso, antes de colocar o aditivo pela primeira vez em seu radiador, é preciso checar todo o sistema de arrefecimento para garantir que está tudo certo.

05/

Mitos sobre o fluido do radiador de carro

- Apenas veículos novos podem usar aditivos ?

Esse é um mito bastante popular, mas qualquer carro pode utilizar aditivos em seu radiador. Porém, carros mais ''rodados'' precisam ter o sistema de arrefecimento limpo antes da adição do aditivo, para evitar que a ferrugem se solte e cause problemas nas peças do veículo.

 

- Os aditivos podem causar vazamentos no carro ?

O que acontece é que algumas pessoas adicionam aditivos nos carros ''rodados'' sem fazer a limpeza do sistema de arrefecimento.

Dessa forma, a pessoa não consegue identificar possíveis problemas e, quando o aditivo remove essa ferrugem, alguns locais de vazamento podem aparecer, dando a impressão de que o problema foi causado pelo aditivo.

Porém, nesses casos o problema sempre esteve ali, só estava escondido pelo acúmulo de ferrugem ou de outros componentes.

 

- Não se pode misturar dois aditivos diferentes no radiador ?

Não há nenhum problema em adicionar aditivos diferentes no radiador. Porém, se você mistura um aditivo com vida útil de 5 anos e outro com vida útil de 2, ambos passam a valer por somente dois anos. Então, é preciso ter atenção a esses detalhes para fazer com que o fluido dure mais.

O fluido do radiador pode trazer vários benefícios para seu carro e, por isso, é um baixo investimento que vale muito a pena! Para ter certeza sobre qual o melhor produto para seu carro ou quando ele deve ser trocado, leia atentamente o manual do proprietário e o rótulo do aditivo escolhido.

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