FAQ / Duvidas frequentes
Nosso objetivo como empresa é simples ! Fabricar produtos automotivos e de outras áreas sempre garantindo que você receba produtos de qualidade, estamos focados em você como cliente para ter 100% da sua satisfação. Portanto, se você precisa de ajuda ou tem alguma dúvida, logo abaixo responderemos as perguntas mais frequentes e esperamos que possamos ter esclarido a maioria delas.
1 - Para que serve um aditivo para radiador ?
O aditivo para radiador tem a função de elevar o ponto de ebulição e diminuir o ponto de congelamento do liquido no sistema. Além destas propriedades, ele age como lubrificante de bomba d'água, evita o ressecamento de mangueiras e plásticos e tem a ação anticorrosiva, previnido o surgimento de ferrugem e acumulo de impurezas nos componentes metálicos do radiador.
2 - Quais as diferenças entre as linhas Sintético / Ecológico / Orgânico ?
As linhas de aditivo para radiador R2 consiste em 3 modelos ( Ecológico, Sintético e Orgânico ). A diferença entre elas são : - Ecológico: Matéria prima base ( Glicóis ).
- Sintético: Matéria prima base (Monoetilenoglicol). Esta linha possui uma alta resistência a aquecimentos e congelamentos , deixando assim um produto
3 - Devo usar água desmineralizada ou água de ''torneira'' para diluir o aditivo para radiador ?
A maioria dos radiadores são compostos por metais, borrachas e plásticos que são muito sensíveis em seu funcionamento. A água comum que encontramos fácilmente em nossas "torneiras" possuem (metais, cloro e flúor) compostos que ao longo do tempo aceleram o processo de oxidação dos metais como bomba d´água e rolamentos, além de ajudar no ressecamento de borrachas e plásticos que fazem vedação e transporte da água no sistema. A água desmineralizada por sua vez na sua fabricação passa por um processo desmineralização que retira esses metais e outras substâncias; tornando assim a melhor opção e evitando todos os problemas que só a água de "torneira" pode ocasiniar.
4 - Porque existem várias cores de aditivo para radiador ?
As diferentes cores dos aditivos para radiadores existem para visualizar e diagnosticar mais fácilmente vazamentos do produto em juntas, mangueiras e selos. Fácilitando a manutenção e evitando assim problemas maiores com o seu equipamento. Hoje existem 4 tonalidades: ( rosa / verde / azul / amarelo ) e são meramente diferenciações comerciais. Cada montadora adota uma tonalidade que vai utilizar em seus veículos e equipamentos.
5 - Posso misturar cores diferentes de aditivo para radiador ?
A resposta é não ! Ao misturar cores de aditivos diferentes, podem ocasionar uma alteração da tonalidade do aditivo, dificultando assim a visualização do nível do liquido no reservatório e uma piora no diagnóstico de vazamentos no sistema de arrefecimento.
6 - Posso usar somente água desmineralizada no radiador ?
A água desmineralizada por si só pode parecer a mais indicada para se utilizar em sistemas de arrefecimento correto? Infelizmente a resposta é não! Por ela ser isenta de minerais e outras substâncias que evitam oxidação de metais e ressecamento de borrachas nos componentes dos radiadores parece ser a melhor opção, mas não é aconselhável utilizar somente água desmineralizada nos radiadores. Motores de veículos mais modernos trabalham na faixa dos 90º C; está temperatura está muito proxima da propriedade física e química da água que possui um ponto de congelamento a 0º C e ferve a 100º C deixando assim uma grande possibilidade de causar danos ao radiador caso haja o fervimento da água no sistema.
7 - Os aditivos podem causar vazamentos em carros mais velhos ?
Isso é um grande mito que existe ! O que acontece é que quando um radiador por algum motivo sempre foi utilizado água para seu funcionamento, naturalmente com o passar do tempo cria-se uma grande quantidade de ferrugem e acúmulo de resíduos nos componentes metálicos do sistema. Dessa forma, a pessoa não consegue identificar possíveis problemas que foi ocasionado pela água utilizada. Quando o aditivo para radiador é adicionado no sistema, ele remove a ferrugem e lubrifica os componentes podendo assim aparecer alguns vazamentos, dando a impressão de que o problema foi causado pelo aditivo.